|
ASGARDH, hell and heaven
Ridertamashii:animes,mangas,HQs,cultura POP
PSICHES: IMPERATRIZ LEOPOLDINA
psiches: Passeios topológicos
9 de Outubro
psiches: GEOTERAPIA
magia, astrologia: O Inferno
Mitologia Celta
magia, astrologia: O Purgatório
da vince: No princípio era Eva
mitologia egipcia: A Lenda de Horus
mitologia egipcia: O OLHO DE HORUS
PSICHES: Os três porquinhos |
segunda-feira, outubro 09, 2006 |
"O MITO DE Hércules enfrenta a escolha entre seguir o princípio do prazer ou o princípio da realidade na vida.De forma semelhante o faz o conto: OS TRÊS PORQUINHOS. "
OS TRÊS PORQUINHOS gozam tanto da predileção das crianças que foi transformado no Brasil,em cartilha de alfabetização.Esta estória conta , simbolicamente , o PROGRESSO feito pelos seres humanos ao longo da sua História. A primeira casa construída pelo primeiro porquinho é uma choça de palha muito desajeitada.O segundo porquinho já construiu a sua casa trabalhando mais evolutivamente com pedaços de madeira e a terceira casa é uma casa de tijolos mais caprichada,mais segura e confortável.
O símbolo da vida sob o domínio do prazer está sendo demonstrado aí,os dois primeiros porquinhos simplificaram as suas tarefas para poderem folgar mais depressa , pediam por gratificação imediata sem muito trabalho.O futuro para os dois primeiros porquinhos ,era longínquo e nele não cabiam realidades desagradáveis.Mas, houve um certo desenvolvimento demonstrado pelo porquinho do meio.
O terceiro porquinho o mais velho , já aprendeu a viver com mais realidade,ele não vai brincar antes de construir seguramente a sua realidade presente prevendo mais tranqüilidade e segurança no futuro.Este porquinho até já consegue adivinhar o pensamento do lobo mau e qual seria o seu comportamento se encontrasse facilidade em penetrar na sua casa.O lobo é o seu inimigo e encarna o estrangeiro " de dentro ",que irá tentar seduzi-lo e faze-lo cair na sua armadilha.O terceiro porquinho se mostra capaz de prever as ações e de derrotar inimigos mais fortes do que ele. O lobo feroz é a encarnação dos poderes não sociais,inconscientes,devoradores contra os quais devemos nos proteger e derrotar com a força do nosso ego.
Há uma observação quanto á demonstração da previdência de um futuro tranqüilo explicitada nas ações do porquinho mais velho.Ele já fez o seu estoque de comida que guardou dentro do seus domínios ,portanto, quando o lobo tentou seduzi-lo com a perspectiva de comida farta e deliciosa,FORA DE CASA , refestelado em sua poltrona o terceiro porquinho não cede . Esasperado ,o lobo se prepara para mata-lo ,mas a astúcia do dono da casa o atrai para a chaminé e quem acaba como estoque de carne,para o porquinho,é o lobo mau caindo da chaminé,direto,para a panela de água fervente. A criança sentirá que uma justiça retribuidora foi feita : o lobo que devorou os seus dois incautos irmãos anteriormente , terminou os seus dias como banquete e estoque da sua despensa .
OS TRÊS PORQUINHOS , além de ensinar á criança a diferença entre devorar e comer se atendo ás suas reais necessidades ,faz a identificação dela própria com todos os três porquinhos,que são "pequenos" como as crianças mais jovens e imaturos como ela própria ,há também o fator do reconhecimento da criança de que ,através de cada um dos porquinhos com os quais se identificou,houve uma progressão da sua identidade. "Os TRÊS PORQUINHOS desvia-se do padrão de que a criança mais jovem ,embora de início desprezada ou escarnecida,torna-se vitoriosa no final.Nesta estória é o porquinho mais velho quem vence a parada.Dá ao lobo o que ele merece."
FONTE: A PSICANÀLISE DOS CONTOS DE FADAS. Bruno Bettelheim Um livro que deveria constar na biblioteca de todos os pais e mestres. |
posted by iSygrun Woelundr @ 2:03 PM |
|
|
|
|