|
ASGARDH, hell and heaven
Ridertamashii:animes,mangas,HQs,cultura POP
Mitologia Celta
magia, astrologia: O Purgatório
da vince: No princípio era Eva
mitologia egipcia: A Lenda de Horus
mitologia egipcia: O OLHO DE HORUS
O GATO DE BOTAS.
da vince: O ARQUÉTIPO DO GRAAL
5 de Outubro
psiches: O outro barato da cânabis
magia: ASTROLOGIA, O Céu
magia, astrologia: O Inferno |
sábado, outubro 07, 2006 |
Carlos Fini - Astrólogo
O Inferno
Partindo-se do mais profundo inferno Dantesco, teremos os seguintes patamares por ordem de distância das divinas potestades espirituais. Assim, quanto mais baixo o número, mais longe de Deus estavam as almas, e obscuros e tenebrosos eram os lugares.
Eis os dez infernos.
1 - Local onde morava o demônio 2 - Traidores da família, Pátria, Amigos e benfeitores 3 - Malebolge : sedutores, aduladores, vendedores das coisas santas, fraudulentos, hipócritas, ladrões, mau conselheiros, fundadores de seitas, falsários, e os astrólogos. 4 - Violentos : com os outros, com si mesmos (suicidas) e com Deus 5 - Hereges e incrédulos 6 - Os irados 7 - Os avarentos 8 - Os gulosos 9 - Os sensuais 10 - O anti-inferno: Almas nem aceitas por Deus nem pelo demônio. Os não batizados.
Os avarentos
De acordo com a teologia da época, os sábios do passado estavam confinados aos últimos degraus. Dante e Virgílio encontram ali nada menos que: Platão, Sócrates, Anaxágoras, Tales, Empédocles, Euclides o geômetra, Ptolomeo de Alexandria, Hipócrates (pai da medicina). A lista é grande. Apesar de Dante utilizar-se da cosmologia de Ptolomeo para o plano poético, o catolicismo do poeta não poderia colocar um astrólogo em outro lugar menos infeliz.
Encontra-se também no canto XX - Inferno, Guido Bonatus (1235 - 1300? d.C.), astrólogo de Forli, responsável por muitos atos do conde de Montefeltro, com os quais Dante se desentendera em vida. Também ali no infernal Malebolge, Michael Scott (1175? - 1232?) o astrólogo escocês da corte de Frederico II da Sicília.
Outro peculiar aspecto de suas paragens no inferno é o fato de encontrar seu mestre: Bruneto Latini. Dante zomba de sua condição aflitiva entre as inúmeras almas que venderam a sagrada arte da poesia pelo dinheiro, e não pelo sacrum ofícium, cobrando assim cada vintém gasto em suas aulas. |
posted by iSygrun Woelundr @ 10:19 AM |
|
|
|
|