|
ASGARDH, hell and heaven
Ridertamashii:animes,mangas,HQs,cultura POP
da vince: O ARQUÉTIPO DO GRAAL
5 de Outubro
psiches: O outro barato da cânabis
magia: ASTROLOGIA, O Céu
MITOLOGIA CLASSICA: AFRODITE
mitologia classica: ZEUS
MITOLOGIA CLASSICA: Divindades do Mar e das Águas
MITOLOGIA CLASSICA: Apolo
MITOLOGIA CLASSICA: Héstia
BRAHMANISMO: DEUSES HINDUS
O GATO DE BOTAS. |
sexta-feira, outubro 06, 2006 |
Faz parte do que se poderia chamar de CONTOS DE FADAS, AMORAIS !
O Gato De Botas é um trapaceador, mentiroso, que conquista benesses usando de malícia e de expedientes pouco recomendáveis.Um fanfarrão!
"Os Contos De Fadas Amorais não mostram polarização ou justaposição de pessoas boas e más; por isto estas estórias amorais servem a um propósito inteiramente outro.Tais contos ou figuras típicas, como a do Gato,que banca o herói e consegue os seus fins com as trapaças que imagina, constroem o personagem não pela promoção de escolhas entre o bem e o mal, mas dando á criança a esperança de que mesmo o mais medíocre pode ter sucesso na vida."
Quando a gente se sente muito insignificante, acredita na inutilidade de se tornar bom ou mau e a quase certeza de que tudo o que fizermos redundará em derrotas.Jamais chegaremos a ser alguém.
A ênfase de contos como o Gato De Botas e do João que rouba os tesouros do gigante não é a moral.Eles foram criados para demonstrar que todos podem obter sucessos.
Andar pela vida mantendo uma expectativa de derrotas, de que não podemos vencer as dificuldades que surgirem no nosso caminho é um problema existencial muito importante.Em grande parte da literatura infantil moderna os nossos impulsos internos geradores de conflitos são negados, então,eles não oferecem ajuda alguma ás crianças de como lidar com eles.As crianças podem se sentir solitárias, angustiadas e ansiosas,não conseguem exprimir estes sentimentos em palavras. Um pequenino viajando com os pais, ficou hospedado em um hotel de uma cidade do interior.O quarto e a sala eram pintados em cores fortes e agressivas,a própria mãe da criança estava se sentindo agoniada no local.A criança, afundada em uma poltrona, muito quietinha , observando tudo, de repente falou usando inclusive de mímica:"Mamãe, vamos embora daqui?Estas paredes têm a "cara" muito feia e estão fazendo caretas para mim."TÔ" com medo delas..."
As crianças, incapazes de se exprimirem melhor quando se sentem angustiadas, apelam para o medo do escuro, de animais e de ansiedades a cerca dos seus próprios corpos. Os pais se tornam ansiosos também e varrem o problema para debaixo do tapete!
A função dos contos de fadas é a de encarar estes dilemas com muita seriedade e de ataca-los de forma a mais direta:a necessidade de ser amado e o medo de não possuir valor algum; o amor pela vida e o medo da morte.Os contos de fadas oferecem ajuda ás crianças ensinado-lhes as formas de como solucionarem os seus problemas no próprio nível de compreensão dos infantes.
Sempre terminam oferecendo sugestões como estas: "Viveram felizes para sempre" ou "Se eles não morreram ainda estão vivos".Apesar de não enganarem á criança,que sabe a respeito da possibilidade quanto á vida eterna, indicam um antídoto para este desejo de eternizar a vida, eles indicam que se pode construir uma ligação verdadeiramente satisfatória com outra pessoa.Se a pessoa realizou esta premissa, ela foi feliz alcançou o máximo em segurança emocional de existência e permanência de relação disponível para os seres humanos, e só isto pode dissipar o medo da morte:"Eles viveram felizes por um longo tempo,felizes e satisfeitos". |
posted by iSygrun Woelundr @ 4:57 PM |
|
|
|
|