|
ASGARDH, hell and heaven
Ridertamashii:animes,mangas,HQs,cultura POP
MITOLOGIA CLASSICA: AFRODITE
mitologia classica: ZEUS
MITOLOGIA CLASSICA: Divindades do Mar e das Águas
MITOLOGIA CLASSICA: Apolo
MITOLOGIA CLASSICA: Héstia
BRAHMANISMO: DEUSES HINDUS
PSICHES: A Bela Adormecida.
PSICHES: Matriochka
MAGIA: A NOITE
DA vince: os arcanjos
magia: ASTROLOGIA, O Céu |
quarta-feira, outubro 04, 2006 |
Carlos Fini - Astrólogo
O céu, segundo Platão, não era feito de matéria e sim de uma substância sutil chamada éter, concepção que começa a ser demolida na trilogia científica de Copérnico-Kepler-Galileo. No céu portanto, movimentavam-se astros feitos de éter e luz. Daí talvez a gênese do termo "espírito de luz" associado a "céu".
Para os estudos históricos de Astrologia este é o mais interessante de toda a obra. Dante irá descrever céu a céu de acordo com as características astrológicas, ou seja os efeitos Astrológicos mesmo que distorcidos, observados pelos antigos Caldeus e estudados por Platão em sua teoria de imortalidade.
21 - Esfera da Lua: Almas do povo. Almas ainda apegadas ao mundo, porém boas. Ali, estariam Maria de Nazareth e as mães do mundo, que lá encontrariam sua morada divina. A iconografia das virgens sempre sobre a lua (comum nas imagens de santas) e com vestes azuis com adornos estrelados são alusões a esta metafísica cristã.
22 - Esfera de Mercúrio: É ali que Dante se instrui sobre os efeitos dos astros. Nesta morada permaneceriam as almas boas mas que em troca de algo praticaram boas ações. Estes mercenários siderais também usaram suas inteligências para fazer progredir as ciências, mas tornaram-se orgulhosos de seu saber.
É neste episódio, que Dante expõe as seguintes idéias:
" Os céus continuamente giram, e enviam influxos aos mortais, sem cuidar de qual a casa em que venha baixar esta ou aquela essência".
" Os filhos resultariam sempre iguais aos seus genitores não fora mais forte que aqueles o influxo celestial. Creio agora estar claro para ti o que antes permanecia obscuro".
" Nota como deste ponto parte a linha oblíqua (eclíptica) - o zodíaco - que contém os planetas e se alonga, comprimindo neste ponto os reclamos do mundo, que reclama benefícios dos astros".
" Se os mandatários do mundo indagassem a cada criatura qual a sua natural inclinação ( segundo os astros ), encontrar-se-iam sempre artesãos afeitos ao seu ofício". (1)
Percebe-se nitidamente por seus versos que Dante conheceu a Astrologia e seu significado.
As falas são muitas e impossíveis de serem descritas neste texto. Porem, a inclusão da Astrologia nas divinas artes é aqui exposta de forma inequívoca. Astrologia na visão de Dante é divina, mas os Astrólogos devem arder no sinistro Malebolge. Seu razoável bom senso astrológico pressupõe uma formação grega clássica, além de tornar-se um precursor da astrologia vocacional e das políticas de reengenharia.
23 - Esfera de Vênus: Almas dos que muito amaram. Os que amaram em Cristo. As virgens , e as prostitutas redimidas.
Nesta esfera Dante encontra Cunizza um trovador e amigo, e Raab a prostituta redimida de Jericó.
24 - Esfera do Sol: As potestades, os sábios teólogos, imagem refletida de Cristo. Alberto Magno, São Thomas (defensor da Astrologia como meio de entender a Deus) ali estão. É o lugar dos patriarcas e fundadores das leis de Deus. O mais sacro dos lugares sob o primum móbile.
Torna-se completa aqui, a segunda principal iconografia celeste teológica cristã: Cristo, o Sol. A personificação do Cristo no "Sunday" ou na vitória do " Solis Invictus" em 25 de Dezembro. Esta personificação é comum em catedrais góticas.
25 - Esfera de Marte: Almas de elevada virtude e caráter. Militantes da fé. Encontram-se aqui os cristãos que morreram nas cruzadas em nome da igreja. A coragem de defender a Deus derramando o sangue se necessário, aqui é exultada. Dante encontra inúmeras famílias de nobres que se aniquilaram nas "Guerras Santas".
26 - Esfera de Júpiter: Gozam ali os espíritos dos justos. Os que souberam legislar com sabedoria e em nome de Deus, Príncipes que reinaram com dignidade. Aqui Dante exulta os políticos em que acreditara. Júpiter é citado várias vezes para exemplificar seus efeitos sobre as virtudes e éticas humanas.
27 - Esfera de Saturno: Céu dos espíritos contemplativos, e donos dos tronos do mundo. É o céu dos obedientes, dos sábios pela idade, e os desapegados dos bens do mundo.
28 - Esfera das estrelas: As mais puras deidades. A visão maior de Cristo. As almas imortais. Espíritos que nunca desceram à Terra.
29 - Primum Móbile: A Primeira esfera em poder. A mais importante em termos de influxo. Comandada diretamente por Deus.
30 - Impírium: A visão de Deus.
Seria impossível descrever este tratado em poucas linhas, da mesma forma que solicitar a imparcialidade de Alighieri. Dante se foi. Deixou seus versos, seu desprezo pelo mundo, sua frustração sem Beatriz, seu ódio e ausência de perdão para com seus detratores. A Astrologia é divina em sua concepção. Se astrólogos irão arder ou não no inferno não sabemos. Em meu caso, pagarei a pena com satisfação. Conhecê-la é entender um pouco mais deste tão misterioso lugar chamado universo.
Notas
1) Aconselha-se a tradução do significado, e não a tradução poética da obra de Alighieri.
Destaca-se o brilhante trabalho de Hernâni Donato "A divina comédia " editado por Victor Civita. (Português)
A Divina Comédia - Alighieri, Dante tradução Hernâni Donato Mestres do Espírito - Ed. Planeta El esoterismo de Dante - Guénon, R. Obras completas - Platão Enciclopédia de símbolos - Becker, U. Theologie Platonicienne de l'immortalité des ames - Ficin Marsile Tetabiblos - Ptolomeo, C. |
posted by iSygrun Woelundr @ 4:50 PM |
|
|
|
|