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    quinta-feira, outubro 12, 2006
    Fui durante muitos anos da minha adolescência admirador do mais querido e fiel discípulo de Victor Anderson, o poeta-eremita Gwydion Pendderwen (Tom deLong), mas o que conhecia era sempre de fonte literária por vezes secundária. O próprio Anderson era um poeta-vate, como mostra o seu livro-colectânea de poemas Thorns of the Blood Rose. A sua “rosa” não era, contudo, a dos piedosos rosacrucianos mas uma outra rosa, aquela que os Tudor punham nos seus brasões: a rosa luciférica! Não deixa de ser importante realçar que Victor teve uma iniciação cuja morfologia e fenomonologia parece ser do tipo de “iniciação astral”, tendo tido um efeito poderoso e transformador na sua vida, recebendo ensinamentos por uma via que estava no limbo das visões e dos sonhos. Foi, pelo que parece, pela infusão gnóstica dessa iniciação cruzada com a sua experiência voodoo de Houngan, que terá estruturado o manancial de sabedoria esotérica sobre qual fundará o seu grupo de trabalho.

    São muitos raros os casos até hoje documentados de encontros visionários-iniciáticos com o Deus de Chifres, no mesmo nível de experiências com que falamos hoje no Catolicismo de visões próximas do tangível de Jesus e Nossa Senhora , tal como ilustram os casos de Teresa D´Ávila, o casos de Fátima e de Lourdes, entre tantos outros advindos dessa e de outras religiões monoteístas. Anderson, juntamente com Vivianne Crowley, Rosaleen Norton e Olívia Robertson, da Fellowship of Isis, são os casos únicos que conheço destes encontros poderosos, visionários e tangíveis com o Númem da Arte.

    A Tradição Feri
    A origem da tradição Feri é visionária e extática e não é por acaso que Victor Anderson escolheu o termo Fairy, mais tarde mudado por Pendderwen para Feri para o distinguir dos trabalhos que estavam a ser desenvolvidos nessa mesma altura em Inglaterra por R.J. Stewart. A palavra inglesa fairy vem do antigo francês “fate”, que significa Destino, e tem as suas raízes etimológicas no latim “fatum” que significa "o que falou". Esta origem oracular e extática do “Fatum” não deixa de ser o paradigma originário da experiência de Anderson: ele fala não a partir de uma tradição mas pela voz oracular, pelo Fatum ou Feri. De certa maneira a cegueira com que Victor Anderson nascera não deixa de ser correlata à cegueira dos Aedos gregos que vertiam os oráculos e eram guardiões das tradições orais e, assim, do destino de seu povo.

    Anderson chamava à sua prática esotérica “ciência devocional”! Não lhe chamava bruxaria! A ênfase que punha numa relação directa intensa com os Númens de que ele era o comunicador/canal levara-o a enfatizar a importância da relação intensamente emocional com os Devas Tutelares da sua Tradição como condição primeira de uma relação genuína com a Sabedoria. Não há dúvida que os seus Numens eram as Hostes Luciferinas, mas ele dava-lhes um glamour de inspiração irlandesa chamando-lhes de Feri. Isto tudo acontece numa época em que, simultaneamente, Gerald Gardner preparava nos anos quarenta o Wicca. Lembre-se, porém, que o impulso de ressurreição da bruxaria numa perspectiva iniciática estava a preparar-se já muito anso antes com Austin Osman Spare. Nessa década de quarenta o próprio Anderson e John Parsons, pelo menos entre os mais conhecidos e que vieram à esfera do público, atarefavam-se no mesmo. Contudo, desde a aparição dos livros de Margaret Murray se vinha desenvolvendo em muitos ocultistas, lembre-se de Brodie-Innes por exemplo, a intuição de que era chegado o momento de dar estrutura formal a um movimento que despertasse os impulsos mágico-iniciáticos da Bruxaria, que estava ser recuperada desde o sec. XIX entre a mentalidade culta e universitária do mundo anglo-saxónico como herdeira clandestina dos Mistérios Ancestrais do Paganismo Europeu.

    A Questão da Bruxaria Tradicional
    Pergunto-me muitas vezes que impacto terá tido Anderson nos meios da Bruxaria Tradicional cujas origens formais encontramos manifestadas na Inglaterra dos inícios do século XX, embora o seu impacto sociológico tenha sido muito recentemente com as simplificações ingénuas e new-age de Starhawk e sem o seu Luciferismo de base. Na realidade a Reclaiming parece ter tido teve uma forte influência da filosofia mágica Feri como se pode ver em Starhawk e Thorn Coyle. E digo isto porque é em Anderson que encontramos a primeira referência séria de prática de bruxaria que se apresenta como centrada à volta de Melek Taus e Azazel, tão cara hoje, após a sua pública assunção primeiro por Paul Huson e depois por Andrew Chumbley, a todos os praticantes e candidatos a bruxos tradicionais que não se revêm nem na bruxaria popular, seja ela de faceta pagã ou de faceta etnográfica representadas nas nossas curandeiras do povo, quer na bruxaria wiccan.

    Um segundo elemento a realçar na prática Feri que se desenvolveu com Penderween é a sua ênfase xamânica e a influência das práticas voodoo no seu arsenal filosófico e ritualista. O detentor do êxtase na Tradiçao Feri é considerado um Fey, um ser participando da androginia primeira dos mundos, entre os mundos, nos limbos, no interstício dos universos, como os hedge-witch, os taltos, os benandanti, do passado histórico da bruxaria sobrenatural e visionária como a historiadora Eva Pocs a veio a cunhar.

    Nestas questões subjacentes à Tradição Feri de V. Anderson será interessante reflectir sobre os seguintes itens:

    1- Que virtude poderá ter uma iniciação astral e visionária face a uma iniciação directa seja por via individual (um Mestre, um Magister, etc.) ou de uma iniciação corporativa, tantas vezes tão obsoleta?

    2- De onde vem esse tipo de Iniciação e quem a confere?

    3- Que significa Melek Taus e Azazel, duas figuras cujas origens se encontram fora do círculo genealógico do paganismo de que se reivindica o Wicca e grande parte da bruxaria moderna, no contexto de práticas de bruxaria cujo fundo espiritual é de origem gnóstico?

    4- Que similitudes poderá haver entre as práticas Voodoo e algumas práticas de bruxaria europeia que tenha levado figuras da tradição Feri a apoiar-se nela para apoiar a sua Tradição?

    5- Que relação existe entre o Fey e o Wittan visto e vivido como fora do social e em relação extática com o divino?

    Sabazius
    posted by iSygrun Woelundr @ 4:07 PM  
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